Aparição de São Miguel no Monte Gargano

Vivia no século V na cidade de Siponto, ao pé do monte Gargano um pastor, que tinha coincidentemente o nome de Gargano. Era rico em rebanhos e pastagens. Um dia fugiu-lhe uma de suas reses, e indo o pastor a procurá-la, encontrou-a no alto do dito monte, à entrada de uma gruta. Sendo difícil prendê-la, por ser arisca, Gargano resolveu matá-la, para levar sua carne com o auxílio dos que o acompanhavam. Tomou do arco, fez pontaria e deferiu-lhes uma flecha.

Esta, como se fosse agarrada no ar por uma mão invisível, voltou-se no espaço e veio ferir o próprio Gargano.

Grande foi o espanto dos que o acompanhavam e presenciaram o ocorrido. Não sabendo explicar o acontecido e não ousando aproximar-se da gruta, correram à cidade a informar ao bispo do extraordinário evento.

Ouviu-os o santo prelado, e não sabendo também ele a que atribuir tal fenômeno, ordenou aos seus diocesanos três dias de jejum com o fim de pedir a Deus discernimento para interpretar o ocorrido.

No fim dos três dias, revelou-se o segredo de modo maravilhoso.

Apareceu ao santo bispo o próprio São Miguel Arcanjo e fê-lo saber que o prodígio da montanha havia sido operado por ele próprio, para indicar que aquele lugar estava debaixo da sua especial proteção e que ali queria lhe fosse prestado culto especial, assim como a todas as hierarquias angélicas do céu. Depressa, por sua vez o bispo fez saber a seu povo da aparição que tivera e todos, bispo e povo, partiram para a montanha em demanda da já famosa gruta.

Lá chegados, logo começaram a celebrar os ofícios divinos, pois a gruta, cavada na rocha, era espaçosa e prestava-se a acolher considerável número de pessoas. Com o tempo transformou-se aquela simples caverna em um celebérrimo santuário, local de frequentes e grandes milagres.

Muitos Papas e Santos visitaram este santuário de São Miguel, que é o mais famoso em todo o mundo. No dia 24 de maio de 1987 o Papa João Paulo II lá esteve, e ali fez um importante pronunciamento, reafirmando a existência e a ação do Demônio, e também da importância da proteção de São Miguel contra as suas maldades. Esta alocução do Papa está transcrita mais a frente neste livro, no capítulo 9, onde estão as Catequeses do Papa sobre os anjos.

Porque teria Deus escolhido este local para a devoção a São Miguel Arcanjo e aos Espíritos Celestes? Não sabemos. Mas sabemos que certamente Ele quis nos mostrar a importância da devoção ao grande Arcanjo São Miguel,  para proteger a cada um de nós e a Igreja dos ataques do demônio.

Autor: Felipe Aquino, Cleofas

11 thoughts on “Aparição de São Miguel no Monte Gargano

  1. Boa noite!
    Me chamo Priscila Uejo e moro no Japão!
    Por gentileza gostaria de entrar em contato com o reitor Pe. Ladislau, da gruta de São Miguel vocês têm o endereço ? Para ver se eu conseguiria a graça de conseguir uma pedra da gruta! Desde de já agradeço

  2. Boa tarde sou devota a São Miguel Arcanjo gostaria de adquirir uma reliquia da pedra da gruta da Casa de Sao Miguel Arcanjo.

  3. Boa tarde sou devota a São Miguel Arcanjo gostaria de adquirir uma reliquia da pedra da gruta da Casa de Sao Miguel Arcanjo.

  4. Eu só quero agradecer a Deus porque sou muito devoto a São Miguel eu tenho um sonho de visitar esta gruta eu sou de paraguacu Paulista e aqui no Paraná em bandeirantes tem um santuário de São Miguel sempre vou visitar mais tem fé que vou conhecer o santuário de São Miguel no mundo gargalo rezo todos os dias o terço de São Miguel que Deus abençoe a cada um que posso sentir a presença de Deus e de São Miguel

  5. Deus agiu através de um animalzinho para que o homem tivesse conhecimento de um lugar sagrado. O bichinho foi conduzido ate’ a porta da gruta. Louvado seja Deus e as maravilhas que provém dele. São Miguel Arcanjo defendei-nos das investidas de satanás, que assim como a flecha voltou ele bata em retirada cada vez que pensar em se aproximar sequer da mente de um filho do Deus vivo. Santos anjos rogai por nós.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress