A Internet pode ser usada para muitos fins, como, por exemplo, para falar sobre Deus, fé e espiritualidade. Inclusive, a evangelização na Internet é algo comum atualmente. Facilmente encontramos sacerdotes, comunidades e congregações utilizando dessa ferramenta para anunciar a Palavra de Deus.
O Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2016 disse que “o amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus”.
Ou seja, podemos usar a Internet e gerar bons frutos com ela. Desde que nosso coração expresse os valores de Deus, como a compaixão, a ternura e o perdão, entre outros.
Além do coração reto e coerente com os princípios de Deus, a evangelização na Internet também precisa estar aliada às técnicas. Afinal, quanto mais profissional, planejada e qualificada for a sua comunicação, mais pessoas vai alcançar!
Com quem você está falando?
Um dos recursos mais explorados no marketing digital são as personas. Ou seja, um personagem que vai te ajudar a definir algumas informações importantes sobre o seu público.
Ao criar esse personagem, você saberá com quem está falando. Então, também saberá quais são as dores dele, sua rotina e o que ele espera de um conteúdo. Portanto, ao reunir todas essas informações, poderá criar um plano de ação perfeito para ele.
A evangelização na Internet para trazer resultados precisa se aproximar do público oferecendo a solução ou, pelo menos, uma boa ajuda para os seus sofrimentos.
Conheça seus objetivos
Além de saber com quem está falando, você precisa saber O QUE quer falar e acreditar nisso. Caso contrário, pode confundir e afastar as pessoas, pois os leitores percebem as inconsistências.
Seu coração precisa estar muito claro no seu propósito de evangelização. Portanto, a nossa dica é: antes de começar, anote o que você quer passar, tenha bem claro seus objetivos e como mostrará eles ao público. Assim você evita passar uma imagem errada ou se afastar do seu propósito.
Cuide com as opiniões
Nem tudo precisa ter a sua opinião. Um dos maiores erros cometidos na Internet é a necessidade de se manifestar por tudo e expor opinião em todas as polêmicas.
Você já ouviu a frase popular que diz “escolha suas batalhas com sabedoria”? Pois, nesse caso, o conselho é muito adequado. Pense muito bem quais batalhas quer lutar e escolha suas palavras com muito cuidado.
Lembre-se de que você precisa ser coerente com os princípios de Deus e ainda assim, nem tudo vale ser exposto e discutido. A evangelização na Internet também acontece quando respeitamos as ideias dos outros, ouvimos e acolhemos.
Além disso, a Internet é uma extensão da vida, tudo que é compartilhado nesse grande oceano pode ser, e provavelmente será, compartilhado por muitas pessoas e ser lembrado por muitos anos. Portanto, precisamos dizer tudo com muito cuidado e segurança.
A evangelização na Internet depende de um bom planejamento
Um dos principais motivos de se criar uma persona é alcançar informações que ajudarão no desenvolvimento de um bom planejamento de conteúdo.
Esses conteúdos serão os grandes responsáveis pelo resultado da evangelização na Internet. O planejamento de conteúdos tem o objetivo de dar ao leitor todas as respostas que ele procura.
Aproveite todos os meios que a Internet oferece
A evangelização na Internet funcionará muito melhor se você usar todos os recursos disponíveis. Portanto, use e abuse do e-mail, das redes sociais, do site, do blog e dos aplicativos.
Mas cuidado, embora esses meios sejam bons aliados, não adianta tentar usar todas as ferramentas, se você não souber COMO usá-las para o bem ou para alcançar o seu objetivo. Por isso, tenha em mente que cada uma tem seu público, suas funções, seus formatos e técnicas.
Certamente se você souber aproveitar tudo isso da melhor maneira, poderá desenvolver um relacionamento sólido com seus leitores e fará uma evangelização na Internet com resultados positivos.
Convide as pessoas para sair das telas
A Internet é a maneira de você encontrar e aproximar pessoas. Alcançar aqueles que estão mais distantes e que sem a tecnologia, provavelmente, continuariam assim para sempre.
Porém, é preciso trazer essas pessoas para a “vida real” também. Atraí-las para ser pertença na comunidade, paróquia ou ordem e assim evangelizar mais pessoas, dentro e fora da Internet.
Conte com ajuda profissional
Todas essas dicas são muito importantes e funcionais. Porém, para pessoas leigas pode parecer abstrato e difícil de alcançar. Felizmente, temos profissionais qualificados no mercado, dispostos a ajudar no processo de evangelização na Internet! Você pode sempre contar com eles!
Por fim, lembre-se sempre de anunciar a Palavra de Deus e siga o conselho do Papa Francisco de comunicar esperança. Dessa forma, certamente você alcançará e evangelizará muitos corações!
Esse conteúdo foi útil para você? Comente e compartilhe nas redes sociais!