7 passos para uma evangelização na Internet com resultado

A  Internet pode ser usada para muitos fins, como, por exemplo, para falar sobre Deus, fé e espiritualidade. Inclusive, a evangelização na Internet é algo comum atualmente. Facilmente encontramos sacerdotes, comunidades e congregações utilizando dessa ferramenta para anunciar a Palavra de Deus.

O Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2016 disse que “o amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se, não se isolando. E, se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus”.

Ou seja, podemos usar a Internet e gerar bons frutos com ela. Desde que nosso coração expresse os valores de Deus, como a compaixão, a ternura e o perdão, entre outros.

Além do coração reto e coerente com os princípios de Deus, a evangelização na Internet também precisa estar aliada às técnicas. Afinal, quanto mais profissional, planejada e qualificada for a sua comunicação, mais pessoas vai alcançar! 

Com quem você está falando?

Um dos recursos mais explorados no marketing digital são as personas. Ou seja,  um personagem que vai te ajudar a definir algumas informações importantes sobre o seu público.

Ao criar esse personagem, você saberá com quem está falando. Então, também saberá quais são as dores dele, sua rotina e o que ele espera de um conteúdo. Portanto, ao reunir todas essas informações, poderá criar um plano de ação perfeito para ele. 

A evangelização na Internet para trazer resultados precisa se aproximar do público oferecendo a solução ou, pelo menos, uma boa ajuda para os seus sofrimentos. 

Conheça seus objetivos

Além de saber com quem está falando, você precisa saber O QUE quer falar e acreditar nisso. Caso contrário, pode confundir e afastar as pessoas, pois os leitores percebem as inconsistências. 

Seu coração precisa estar muito claro no seu propósito de evangelização. Portanto, a nossa dica é: antes de começar, anote o que você quer passar, tenha bem claro seus objetivos e como mostrará eles ao público. Assim você evita passar uma imagem errada ou se afastar do seu propósito.

Cuide com as opiniões 

Nem tudo precisa ter a sua opinião. Um dos maiores erros cometidos na Internet é a necessidade de se manifestar por tudo e expor opinião em todas as polêmicas. 

Você já ouviu a frase popular que diz “escolha suas batalhas com sabedoria”? Pois, nesse caso, o conselho é muito adequado. Pense muito bem quais batalhas quer lutar e escolha suas palavras com muito cuidado. 

Lembre-se de que você precisa ser coerente com os princípios de Deus e ainda assim, nem tudo vale ser exposto e discutido. A evangelização na Internet também acontece quando respeitamos as ideias dos outros, ouvimos e acolhemos. 

Além disso, a Internet é uma extensão da vida, tudo que é compartilhado nesse grande oceano pode ser, e provavelmente será, compartilhado por muitas pessoas e ser lembrado por muitos anos. Portanto, precisamos dizer tudo com muito cuidado e segurança. 

A evangelização na Internet depende de um bom planejamento

Um dos principais motivos de se criar uma persona é alcançar informações que ajudarão no desenvolvimento de um bom planejamento de conteúdo. 

Esses conteúdos serão os grandes responsáveis pelo resultado da evangelização na Internet. O planejamento de conteúdos tem o objetivo de dar ao leitor todas as respostas que ele procura. 

Aproveite todos os meios que a Internet oferece

A evangelização na Internet funcionará muito melhor se você usar todos os recursos disponíveis. Portanto, use e abuse do e-mail, das redes sociais, do site, do blog e dos aplicativos. 

Mas cuidado, embora esses meios sejam bons aliados, não adianta tentar usar todas as ferramentas, se você não souber COMO usá-las para o bem ou para alcançar o seu objetivo. Por isso, tenha em mente que cada uma tem seu público, suas funções, seus formatos e técnicas. 

Certamente se você souber aproveitar tudo isso da melhor maneira, poderá desenvolver um relacionamento sólido com seus leitores e fará uma evangelização na Internet com resultados positivos. 

Convide as pessoas para sair das telas

A Internet é a maneira de você encontrar e aproximar pessoas. Alcançar aqueles que estão mais distantes e que sem a tecnologia, provavelmente, continuariam assim para sempre. 

Porém, é preciso trazer essas pessoas para a “vida real” também. Atraí-las para ser pertença na comunidade, paróquia ou ordem e assim evangelizar mais pessoas, dentro e fora da Internet. 

Conte com ajuda profissional

Todas essas dicas são muito importantes e funcionais. Porém, para pessoas leigas pode parecer abstrato e difícil de alcançar. Felizmente, temos profissionais qualificados no mercado, dispostos a ajudar no processo de evangelização na Internet! Você pode sempre contar com eles!

Por fim, lembre-se sempre de anunciar a Palavra de Deus e siga o conselho do Papa Francisco de comunicar esperança. Dessa forma, certamente você alcançará e evangelizará muitos corações!

Esse conteúdo foi útil para você? Comente e compartilhe nas redes sociais! 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress