Qual o passo a passo para crescer na oração?

“A oração é o respiro da fé, é a sua expressão mais adequada. Como um grito que sai do coração de quem crê e se confia a Deus”, assim nos fala o Papa Francisco sobre o mistério da oração. Mas como crescer na vida de oração e alcançar essa intimidade com Deus?

Se a oração é como respiro da fé, então estamos tratando de algo vital, porque não vivemos sem respirar. Logo, o corpo precisa de oxigênio assim como a alma precisa da oração. Corpo e alma formam nossa constituição humana, não são duas coisas, mas uma única.

Portanto, crescer humanamente pede atenção também na vida espiritual, uma vez que a semelhança com Deus nos fez a mais nobre das criaturas!

Vamos então percorrer um caminho, um passo a passo, que nos levará a crescer na oração. Isso com certeza trará alívio e esperança para toda nossa vida, já que a oração é um canal de graça que nos leva à fonte da vida: a Trindade.

Jesus ensinou os discípulos a crescer na oração 

Antes dos passos, vamos ao modelo de oração para a vida cristã: o próprio Jesus. Ele rezava. Há várias passagens bíblicas que provam isso e em grandes momentos de decisão, Ele subia ao monte para rezar. (cf. Lc.3,21; Mc.1,35; Lc.5,16; Lc.6,12).

Por isso, em um certo momento de sua caminhada com os apóstolos, eles pediram: “Senhor, ensina-nos a rezar…” (cf. Lc 11,1b). De fato, a oração na vida de Jesus chamou a atenção dos discípulos, eles queriam rezar e, sem saber, viver a vida de Cristo. Disso concluímos que a oração de Jesus é mais que palavras, mas um jeito de ser e de viver.

Assim, nasce a oração do Pai Nosso, que diz tudo que precisamos a Deus em poucas palavras. Ao mesmo tempo, também, nos ensina o caminho para crescer na oração, porque mais que palavras, oração é relacionamento, encontro, escuta, confiança e compromisso com Deus.

E por que queremos crescer na oração? Essa resposta interessa para dar motivação aos passos a seguir!

#Encontrar-se com Deus para crescer na oração 

Oração é relacionamento com Deus e não é possível se relacionar sem se encontrar com a Pessoa. Esse encontro favorece o diálogo a partir da nossa verdade, de quem somos e o que vivemos. 

Quando rezamos, deve nos acompanhar a humildade, ela é o fundamento da oração (Catecismo da Igreja Católica, n. 2.559). Ela nos aponta quem somos e quem é Deus. Assim, São Francisco dizia: “sou o que sou diante de Deus e nada mais!”

Ou seja, ele era transparente, sem máscaras, verdadeiro, livre para sorrir e para chorar. Portanto, o encontro com Deus que favorece o crescimento na oração é aquele pessoal e verdadeiro, com hora marcada e lugar certo, como quem se encontra com o Amado. 

#Crescer na oração é escutar a Palavra 

A Palavra de Deus é fonte de inspiração para toda oração. Por isso, ler a Palavra, e de forma especial os Evangelhos, é conhecer o coração da Bíblia e os sentimentos do Filho de Deus.

Logo, se queremos crescer na oração, é indispensável a escuta da Palavra de Deus, porque ela revela quem é Deus e como são os cristãos. Portanto, aproveite o seu momento de encontro pessoal para meditar as Sagradas Escrituras. 

Há várias sugestões de leitura para cada dia. É possível ler a liturgia toda ou apenas uma leitura, ou ainda ler um Salmo por dia, na sequência, sem fazer da leitura um estudo bíblico, com preocupações teologais. Este momento deve ser um diálogo de fé, de amor e respeito à voz de Deus. 

#Participar dos Sacramentos para ver a face de Deus

Os sacramentos são sinais visíveis da presença divina e cada um dos sete sacramentos nos ajudam a crescer na vida de oração. Portanto, se queremos ver a Deus face a face, devemos ir ao encontro Dele nos sacramentos.

Porém, além do valor de cada sacramento, há um especial, por quem a Igreja vive, como disse São João Paulo II. É o Sacramento da Eucaristia, presença real de Cristo Vivo, que podemos receber até duas vezes ao dia!

Também podemos contemplá-lo nos sacrários e na adoração eucarística. Os momentos de adoração são encontros maravilhosos, onde é Deus quem faz o milagre em nossas vidas sem que precisemos pedir! É onde encontramos a mais profunda paz!

#Intimidade com Nossa Senhora

No nosso caminho de catequeses sobre a oração, hoje encontramos a Virgem Maria como Mulher orante. Nossa Senhora rezava. Quando o mundo ainda não a conhece, quando é uma simples donzela, noiva de um homem da casa de David, Maria reza” (Papa Francisco).

Para cada um de nós, Nossa Senhora é modelo de oração e virtudes. É impossível encontrar-se com Deus sem se encontrar com Ela e vice versa. Logo, crescer em oração é entrar na escola de Maria, porque ela acompanhou Jesus do presépio até a Cruz.

Portanto, em seu caminho para casa, para o trabalho, diante da tribulação, na alegria ou na tristeza, reze à Nossa Senhora, porque Ela está sempre no caminho do cristão. Os terços, ofícios, ladainhas ou uma simples Ave-Maria nos abre o coração para o caminho da vontade de Deus.

#Acompanhamento pessoal para um crescimento espiritual

Cada vez se torna mais importante encontrar alguém mais experiente no caminho. Isso se dá na vida profissional e também na espiritual. Portanto, para crescer no caminho de oração, na maturidade cristã e na assimilação dos sentimentos do Filho de Deus, busque a ajuda de alguém mais experiente.

Sendo assim, esse acompanhamento se dá através da direção espiritual; um ministério antigo na vida cristã, antes privilégio da vida religiosa e sacerdotal, mas hoje, com o protagonismo dos leigos na Igreja, essa prática se tornou acessível para todos.

Portanto, procure alguém para partilhar a vida com Deus. Isso é muito proveitoso! Essa pessoa pode ser homem ou mulher, não precisa ser sacerdote, mas é importante que tenha vida de oração e engajamento na Igreja. Ela vai ajudar você, orientando as suas experiências espirituais e os seus relacionamentos com os irmãos e a própria Igreja.

Por fim, a vida espiritual gera o homem espiritual e esse: “dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais” (cf. Sl 1,3). O homem e a mulher de Deus que cultivam a vida de oração vivem da presença divina.

E Deus está sempre presente, mas “se numa noite de oração nos sentirmos fracos e vazios, se nos parecer que a vida tem sido completamente inútil, nesse momento devemos implorar que a prece de Jesus se torne também a nossa. ‘Hoje não posso rezar, não sei o que fazer: não me apetece, sou indigno, indigna’. Neste momento, devemos confiar n’Ele para que reze por nós” (Papa Francisco). 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress