9 dicas para viver bem o Advento

O Advento é o tempo litúrgico que nos prepara para o Natal. Do latim, a palavra “advento” significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. É o tempo da chegada, da vinda do Senhor, o Salvador. Contudo, não se trata apenas do seu nascimento, no advento “somos convidados a despertar a expectativa do retorno glorioso de Cristo, preparando-nos para o encontro final com Ele”, explicou o Papa Francisco. Mas, afinal, como podemos viver bem esse tempo? Veja 9 dicas que vão te ajudar a vivenciar a espiritualidade do advento.

1. Estreite sua amizade com Deus

O Advento é um tempo de conversão no qual devemos nos aproximar ainda mais do verdadeiro Deus. A melhor maneira de estreitar os laços com Ele é por meio da oração pessoal. Procure dedicar um tempo para um diálogo com Deus. Mas aqui não se trata de rezar o terço ou alguma outra fórmula de oração, dedique-se a uma conversa com Deus, como quem conversa com seu melhor amigo. Neste diálogo conte a Ele seus anseios, necessidades, dores, alegrias, sonhos, projetos. A oração mais eficaz é a que brota do coração. 

2. Alimente a espiritualidade

Procure fazer leituras bíblicas ou de livros sobre a espiritualidade do Advento. Se você não tem nenhum livro sobre isso, faça uma busca em sites católicos e você vai se surpreender com quantos textos pode encontrar que podem enriquecer a tua vida.

3. Tenha momentos de oração em família

O tempo do Advento costuma despertar em nós sentimentos de união, a exemplo da Sagrada Família. Por isso, escolha um dia da semana, caso não seja possível fazer isso diariamente, e reúna sua família para um momento especial de oração. Leiam um trecho dos evangelhos que narram o nascimento de Jesus e reflitam juntos sobre essas palavras. Cantem juntos um canto natalino e conversem sobre o amor e o perdão entre os familiares. Peçam perdão e se perdoem. Se possível, façam a novena de natal.

4. Promova a solidariedade

A solidariedade é outro sentimento que aflora em nós durante a preparação para o Natal. Convide todos da sua casa para praticar o desapego e, assim, ajudar o próximo. Roupas (em boas condições), calçados, brinquedos (inteiros), utensílios domésticos (em funcionamento) podem fazer a alegria de outras famílias. Explique às crianças que a solidariedade precisa nascer em nossos corações junto com o Menino Jesus.

5. Prepare a casa para o nascimento de Jesus

É impossível pensar o Natal sem a alegria das cores e das luzes. Contudo, explique para as crianças que não se trata de enfeitar a casa para o Papai Noel, mas sim para a vinda de Jesus ao nosso lar. O pinheirinho, a coroa do advento e o presépio podem ser montados em família, uma atividade que vai despertar em todos a alegria do advento, fortalecer os laços e criar memórias.

6. Dê presentes que evangelizam

É tradição no Natal presentear aqueles que amamos. Aproveite para oferecer algo que os aproxime de Deus. Um livro cristão, ou até mesmo a bíblia, livro infantil para as crianças, a imagem de um santo de devoção, enfim, são muitas as possibilidade. Vá até uma livraria católica e você vai se surpreender com quantos produtos existem. Tem até mesmo alguns itens que evangelizam discretamente, sem que a pessoa perceba.

7. Procure o sacramento da confissão

Sem a confissão não temos como viver bem o tempo do Advento. Assim como você prepara a tua casa para receber seus convidados, deve também preparar seu interior para a vinda do Menino. Faça um exame de consciência detalhado, anote se for preciso, e procure um sacerdote. 

8. Alimente a devoção a Nossa Senhora

Maria é também nossa convidada especial no Advento, afinal, foi por meio dela que Jesus veio ao mundo. Procure rezar o terço, de preferência em família, ou uma oração de consagração a Nossa Senhora. Com as crianças, cantem “Mãezinha do céu”. Se possível, ofereça flores a Virgem Maria na tua casa – depositando-as diante de uma imagem, ou na Igreja.

9. Participe da programação do advento em sua paróquia

Participar das celebrações é importante para viver bem a Liturgia da Igreja. Portanto, não troque a celebração do Natal do Senhor por algum evento social. Lembre-se de que o advento é justamente uma preparação para um encontro com Deus Menino. É possível conciliar a participação na Igreja com a ceia em família, basta organizar os horários.  

Viver bem o Advento é desejar que Jesus seja parte da nossa família, da nossa história. Mais do que se preparar para as festas de fim de ano, viva intensamente o teu amor a Deus.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress