Como se preparar bem para o mês de maio?

Estamos iniciando um novo mês de maio, marcado pela manifestação mais intensa de amor e de devoção à Maria, Mãe de Jesus e nossa. 

Nossa Senhora é parte importante da fé católica, pois, como diz Santa Teresa de Jesus, “grande coisa é o que agrada a Nosso Senhor qualquer serviço que se faça à sua Mãe”.

Além de agradar o Coração de Jesus, nunca ficamos desamparados quando recorremos a Maria, afinal tão grande e amoroso é seu Coração materno, que Ela nunca nos abandona! 

Portanto, esse é um tempo especial de grandes graças, onde somos convidados a nos reunir em família e comunidade e intensificar a nossa vivência mariana. 

Continue lendo e anote algumas dicas para viver com alegria e amor este tempo. 

Ambiente um lugar 

Separe um lugar na sua casa e prepare um altar para Nossa Senhora. Coloque flores, velas e uma imagem ou quadro da Virgem. 

E pode ficar tranquilo! Embora Nossa Senhora tenha muitos nomes, como Nossa Senhora de Fátima, Lourdes, Guadalupe e, de maneira especial no Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Você pode escolher a imagem de um dos títulos que mais se identifica. 

Reserve um tempo para o Santo Terço

Aproveite o mês para rezar o terço mariano em família. Esta é uma das orações que mais nos aproximam de Nossa Senhora. Além disso, também nos ajuda a estreitar os laços e a fortalecer nossa fé em Jesus Cristo.

A própria Virgem Maria nos pede dedicação e constância na oração do terço. Em Suas aparições em Fátima, ela pede para que rezemos o terço todos os dias, pois assim alcançaremos a paz. 

Separe um tempo para estudar sobre os dogmas marianos

Anteriormente alguns dos muitos títulos de Nossa Senhora. Segundo a ladainha oficial da Igreja dedicada à Virgem, são mais de 50 títulos. Portanto, que tal aproveitar o mês de maio, dedicado à Ela, e conhecer mais sobre esses títulos?

Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre a veneração e a importância de Maria Santíssima para a Igreja Católica. Há muitos livros disponíveis, cursos online e informações na internet. Contudo, assegure-se de estar em um site confiável. 

Participe de eventos dedicados à Virgem

Em maio, muitas comunidades costumam fazer procissões, novenas e Missas dedicadas a Nossa Senhora. Aproveite e participe desses momentos que geralmente invocam o auxílio da Virgem Maria com o rosário, orações mariana e lindas canções dedicadas à Mãe. 

Entre em contato com a sua paróquia e pergunte a programação do mês e os momentos dedicados a Nossa Senhora, assim você consegue se organizar antecipadamente. Viva em comunidade esse mês tão especial, certamente trará um novo significado para você.  

Procure receber os Sacramentos 

A verdadeira devoção a Nossa Senhora é também demonstrada ao viver os Sacramentos. 

Então, durante esse mês procure se confessar e obter o perdão dos seus pecados. Além disso, receba a Eucaristia, onde Jesus está de braços abertos para nos receber. 

Incentive as crianças a participar da coroação de Maria

Geralmente, no último dia do mês de maio, as paróquias fazem uma celebração especial de coroação de Nossa Senhora e as crianças levam flores e a coroa até o altar. É um momento muito bonito e emocionante!

Incentivar que as crianças participem é uma maneira de fazer com que eles, desde cedo, façam parte da comunidade e aprendam a amar as celebrações. Além disso, faz com que eles se aproximem da Mãe. 

Seguindo essas dicas, você se preparará bem para maio, o mês de Maria e irá vivê-lo de forma consistente, profunda e amorosa. Também aprofundará ainda mais o seu relacionamento com Nossa Senhora. 

Por fim, não se esqueça de reunir a sua família e rezar o santo terço. Caso eles sejam resistentes ou não encontrem tempo, faça sozinho(a), mas não deixe de fazer.

Reze e peça a intercessão da Virgem Maria para a sua vida e para viver bem esse mês. Ela não desampara seus filhos!

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress