Sacramento do Crisma: um dom especial do Espírito Santo

O Crisma é um dos três sacramentos da iniciação cristã da nossa Igreja Católica. Os outros dois são o Batismo e a Eucaristia. 

Este sacramento, que é também conhecido como Confirmação, é um dom especial do Espírito Santo, que nos foi prometido por Jesus. Assim como em Pentecostes o Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos, assim acontece com os crismandos no dia em que recebem o sacramento do Crisma. 

Por meio desse Sacramento, completamos o nosso processo de Iniciação à Vida Cristã. Desse modo, somos fortalecidos pela graça do Alto e encorajados a uma vida de testemunho de amor a Cristo, à Igreja e aos irmãos, pelo exemplo e pela palavra. Nos tornamos também participantes vivos da comunidade cristã.

Ou seja, pelo Sacramento do Crisma recebemos a força para testemunhar nossa fé no mundo. Com o Batismo nos tornamos discípulos de Cristo e com o Crisma nos tornamos missionários. 

No Crisma somos enriquecidos com os dons do Espírito Santo

Quando recebemos o Sacramento do Crisma, somos enriquecidos com os sete dons do Espírito Santo. São eles: Ciência, Inteligência, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Conselho e Temor de Deus. 

Além disso, esse sacramento causa outros efeitos em nossa vida: o aumento da graça santificante e o aprofundamento do caráter (marca) na alma, que nos identifica como um soldado de Cristo no combate contra o mal.

Mas, afinal, o que significa Crisma?

O Sacramento do Crisma foi instituído por Jesus para confirmar nosso batismo e para que a nossa fé amadureça por meio dos dons do Espírito Santo. 

Quando somos batizados, nos tornamos filhos de Deus. E quando recebemos o Crisma mergulhamos mais profundamente no mistério dessa filiação divina. 

Este sacramento é chamado Crisma devido ao seu rito essencial que é a unção. E ele também é chamado Confirmação porque confirma e reforça em nós a graça batismal. 

O rito do Crisma

Durante a celebração do santo Sacramento do Crisma o bispo impõe as mãos sobre o crismando, e ao ungi-lo com o óleo do Crisma, diz: Recebe por este sinal o Dom do Espírito Santo!

O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira, perfumado com resina balsâmica. Esse óleo é consagrado pelo bispo na manhã da quinta-feira Santa, para ser utilizado no Batismo, no Crisma, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na Consagração dos altares e dos sinos. 

Esse óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com ele deve disseminar no mundo o bom perfume de Cristo.

Como receber o Sacramento do Crisma na Basílica de São Miguel Arcanjo

As inscrições para o Sacramento do Crisma na Basílica de São Miguel Arcanjo são feitas de janeiro a março de cada ano.  

Para fazer a inscrição é necessário apresentar na secretaria paroquial a cópia do RG ou da Certidão de Nascimento, do comprovante de endereço e a Certidão de Batismo (se já for batizado).

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress