Dia Votivo: por que rezar a São Miguel todo dia 29 de cada mês?

Muito antes de se tornar um Santuário, a Basílica de São Miguel Arcanjo já realizava mensalmente um dia votivo ao seu padroeiro. Mas, afinal, por que rezar todo dia 29 de cada mês a São Miguel Arcanjo? Primeiramente vamos compreender o que é um dia votivo.

Um dia para fortalecer a fé

De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra “votivo” deriva de “promessa”, que é sinônimo de “comprometimento”. Ou seja, um dia votivo é aquele em que nos comprometemos a honrar nosso padroeiro. Na Basílica de São Miguel, o dia votivo é dedicado a homenagear seu padroeiro, São Miguel.

Dentro do dia votivo acontece a Missa Votiva que, segundo o Missal Romano, é uma celebração eucarística específica, dedicada a uma particular memória. “As Missas votivas dos mistérios do Senhor ou em honra da bem-aventurada Virgem Maria ou dos Anjos ou de algum Santo ou de Todos os Santos, podem celebrar-se, para satisfazer a piedade dos fiéis” (Instrução Geral do Missal Romano, 375).

Dia votivo na Basílica de São Miguel Arcanjo

A Igreja celebra a memória de São Miguel no dia 29 de setembro, por isso todo dia 29 de cada mês é um dia votivo dedicado a esse arcanjo. Mais do que oferecer uma Missa Votiva aos devotos de São Miguel, a Basílica de São Miguel Arcanjo proporciona um dia com de intensa programação de oração ao longo do dia.

O pároco e reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo, Pe. Márcio Almeida, explica a principal motivação. Segundo ele, uma única missa votiva acabaria comportando apenas os fiéis locais. “Eu quis dar a oportunidade para devotos de outras cidades participarem também”, esclarece o sacerdote. Confira a programação!

Programação do dia votivo na Basílica de São Miguel Arcanjo

9h Missa Votiva a São Miguel Arcanjo – pedindo pela saúde.

12h30 Missa Votiva a São Miguel Arcanjo – pelos falecidos.

15h Terço da Misericórdia.

15h30 Coroa de São Miguel Arcanjo.

18h Adoração ao Santíssimo.

19h30 Missa Votiva a São Miguel Arcanjo – consagração das famílias ao Arcanjo e queima dos pedidos de oração que são depositados no altar a cada mês.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress