11 dicas para viver bem o tempo da Quaresma

Todo católico sabe que a Quaresma é tempo de conversão. Mas, talvez o que muitos não saibam, é o que devem fazer para viver melhor esse período. Pensando nisso, listamos 11 dicas para que você possa aproveitar todas as graças que o Senhor quer nos conceder.

1. Receba as Cinzas

A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas. Então, comece bem este período litúrgico participando da Missa e recebendo as Cinzas – um sacramental que nos recorda que estamos nesse mundo de passagem e que devemos buscar a eternidade. “És pó, e ao pó tu hás de tornar” (Gn 2,19)

2. Intensifique os momentos de oração

A oração tem uma importância fundamental no nosso relacionamento com Deus. Durante a Quaresma somos convidados a nos dedicar ainda mais a esse diálogo com o Senhor a fim de estreitar ainda mais nossos laços de amizade com Ele e assim crescermos na fé. Se você costuma rezar diariamente um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, aproveite a Quaresma para adquirir o hábito de rezar o Terço. E caso você já reze o Terço diariamente, aproveite para falar com Deus com suas próprias palavras. Abra o coração e deixe seu amor fluir ao Criador.

3. Medite a Palavra de Deus

Ouvir – ou ler – a Palavra de Deus, gravá-la em nosso coração e pôr em prática em nossa vida. Essa deve ser a meta de todo cristão. Aproveite, então, o tempo da Quaresma para começar a se dedicar mais a leitura da Bíblia Sagrada. Escolha um pequeno trecho para cada dia. Você pode começar pelos Evangelhos. Escolha uma das inúmeras parábolas de Jesus que nos levam a refletir sobre nossa própria condição.

4. Faça jejum

Durante a Quaresma, a Igreja nos convida a jejuarmos na quarta-feira de cinzas, todas as sextas-feiras e, de maneira especial, na sexta-feira da Paixão. Nestes dias, alimente-se de pão e água. Caso você tenha alguma restrição médica que o impeça de jejuar, pelo menos não coma carne nestes dias.

5. Pratique obras de misericórdia

Neste tempo litúrgico também somos convidados a praticar a caridade. Há diferentes maneiras de ajudar os necessitados: Separe para doar aquelas peças de roupa em bom estado que você usa pouco; leve alimentos às famílias carentes de sua região; doe medicamentos a quem não tem condição de comprar; faça uma doação em dinheiro para uma instituição de caridade cristã, de preferência ligada à Igreja Católica. Enfim, são muitas as possibilidades, basta você escolher uma ou mais que esteja ao seu alcance.

6. Reze a via-sacra

Durante a Quaresma somos também convidados a refletir os mistérios da Paixão de Cristo. Por isso, toda sexta-feira devemos ir à Igreja para participar da oração da via-sacra. Mas, caso você encontre um impedimento e não consiga rezar em comunidade, reze a via-sacra na sua casa. Pesquise na internet alguns dos textos disponíveis da via-sacra ou procure nos seus livrinhos de oração, certamente algum deles terá.

7. Faça penitência

Além do jejum, escolha uma mortificação para fazer durante a Quaresma. Como uma maneira de penitenciar-se você pode escolher deixar de comer um alimento que goste muito, deixar de beber ou fumar, ficar sem TV ou internet, ou algo que costume te dar satisfação. As penitências servem para que possamos vencer as fraquezas humanas. Você pode fazer penitência durante toda a Quaresma ou determinar um dia de cada semana.

8. Busque o sacramento da confissão

É um dos mandamentos da Igreja “confessar-se ao menos em preparação para a Páscoa”. Portanto, se você quer viver bem o tempo da Quaresma é indispensável uma boa reflexão pessoal seguida da confissão.

9. Visite os doentes

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Misericórdia é ter compaixão pelo próximo, então, procure visitar um doente e demonstrar seu amor por ele. Faça uma visita rápida, pois os doentes cansam-se facilmente, procure centrar a conversa não sobre os teus problemas pessoais, mas sobre assuntos mais leves. Demonstre seu apoio e, se o doente permitir, rezem juntos uma oração rápida.

10. Cultive a bondade e os bons pensamentos

Lembra-se da famosa frase bíblica “a boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12,34)? Se você quer viver bem a Quaresma, deve pensar e agir de maneira semelhante ao próprio Cristo ou, como Ele mesmo nos indicou: “Sede misericordiosos como Vosso Pai que está no céu é” (Lc 6,36). Cuide dos pensamentos e daqueles sentimentos mais íntimos que você não deixa transparecer a ninguém. Muitas vezes eles nos traem e nos incitam sentimentos ruins. Procure centrar-se no amor a Deus e aos irmãos. Peça ao Senhor a graça de sentir apenas amor.

11. Reze em família

Se a oração em família é muito indicada aos cristãos, é muito mais no tempo da Quaresma. Reúna todos para uma oração em família, ao menos uma vez na semana, mas, se for possível, todos os dias. 

Não é tão difícil viver bem o tempo da Quaresma. Com dedicação e perseverança você poderá experimentar muitas graças da parte de Deus.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress