Gruta do Arcanjo

Conheça o novo projeto da Basílica de São Miguel

No dia 12 de dezembro, o Padre Márcio Almeida, Reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo, apresentou para os paroquianos, para a comunidade local e para os inúmeros devotos que acompanhavam via redes sociais, um projeto inovador.

É a Gruta do Arcanjo, uma edificação inspirada no Santuário do Monte Gargano, localizado ao sul da Itália onde, segundo a Tradição, São Miguel fez 4 aparições. O monumento a ser construído na cidade de São Miguel Arcanjo – SP contará com uma réplica da fachada e do interior do santuário italiano.

A Santa Missa de apresentação do projeto foi presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo da diocese de Itapetininga e contou também com a presença de autoridades políticas da cidade.

Logo no início da celebração, os paroquianos acolheram a urna que será usada futuramente como pedra fundamental da construção. Em seguida, um vídeo apresentou as imagens em 3D do projeto.

O Padre Márcio destacou que o projeto é um grande passo não apenas para a paróquia, mas para toda a cidade de São Miguel Arcanjo O sacerdote ainda explicou que será criada uma Associação com o intuito de arrecadar verbas e gerenciar os custos da obra.

“Precisamos muito que vocês rezem, que coloquem o joelho no chão, para que tudo caminhe bem, para que possamos conseguir tudo aquilo que é necessário, e para que o projeto seja realizado em tempo viável”, ressaltou.   

Ainda segundo o reitor, “este projeto vem para somar na vida de fé do nosso povo, de nós que somos devotos de São Miguel, dos devotos de outras cidades do Brasil e até de fora do país, todos poderão ter nossa cidade como referência na devoção ao Arcanjo”.

Dom Gorgônio, por sua vez, expressou que a Gruta do Arcanjo será um benefício para a cidade e um incentivo ao turismo religioso, auxiliando no desenvolvimento econômico local e em outros aspectos.

“Que seja realmente um sinal para aproximar as pessoas de Cristo, da mensagem do Evangelho, para que possam caminhar na fé, no amor de Deus, na esperança, comprometidos na busca do bem comum, vivendo a fraternidade e a solidariedade”, afirmou o bispo.

Como será a Gruta do Arcanjo?

O projeto será construído no terreno de 30 mil m² que foi generosamente doado por uma família piedosa à Basílica de São Miguel Arcanjo.

As obras ainda não possuem data definida para começar, mas a previsão é que nos primeiros meses de 2022 comece a fase de terraplanagem.

A Gruta do Arcanjo terá 4 pavimentos:

• Térreo: igreja com capacidade para 400 pessoas; no exterior terá um Velário, a Loja oficial da Basílica e sanitários. 

• 1° andar: Sala dos Milagres, Museu de Arte Sacra e Presbitério para Missa Campal.

• 2° andar: escritório administrativo.

• 3° andar: Mirante e Estátua de São Miguel Arcanjo.

A estátua de São Miguel Arcanjo, contando desde o térreo, atingirá 48 metros de altura, o que equivale a um prédio de aproximadamente 16 andares. Será a maior estátua de São Miguel Arcanjo do mundo.

Do lado externo à Igreja, o projeto conta ainda com:

• PRAÇA para Missa campal e eventos, com capacidade para 12 mil pessoas aproximadamente (6.200 m2).

• COROA DE SÃO MIGUEL: espaço reservado para os fiéis rezarem a Coroa de São Miguel diante de esculturas que lembram a hierarquia angélica (1.100 m2). 

• ÁGUAS DANÇANTES/ESPELHO D´ÁGUA: Elemento atrativo, estrategicamente localizado, com jatos d’água sincronizados com música e iluminação noturna (500 m2). 

O projeto também conta com: 

• CIRCULAÇÃO, EMBARQUE/DESEMBARQUE DE VISITANTES E ACESSO AO ESTACIONAMENTO: Áreas que unem e compõem o conjunto (5.400m2).

• ESTACIONAMENTO: Com 14.000 m2 e capacidade para 550 automóveis.

• SETOR COMERCIAL: espaço destinado a comércios diversos para atendimento dos fiéis durante todo o ano (600 m2).

• ÁREA PARA EXPANSÃO: Cerca de 5.000 m2 ficarão reservados para futura expansão deste complexo religioso.

Como a comunidade local recebeu o novo projeto

“Estamos muito felizes com essa notícia de muita alegria! Recebemos muitas graças do nosso padroeiro, nossa cidade é muito abençoada, sinal de que somos iluminados, e principalmente o nosso reitor, Padre Márcio, pela sua dedicação e amor ao nosso santuário”.

Marisa de Fátima Martins Felippe de Moraes

“É um projeto grandioso e magnífico, pois fará com que a fé do povo de Deus seja fortalecida e renovada! Será ótimo para a nossa Basílica se tornar ainda mais conhecida e para o desenvolvimento da cidade. Portanto, é uma alegria imensa ver este sonho começando a se tornar realidade. Esta terra o Arcanjo Miguel escolheu para ser um lugar santo e aqui ele se faz presente, nos conduzindo à salvação e lutando a nosso favor. Quem como Deus? Ninguém como Deus!!!”

             Rodrigo Almeida

“A Igreja e pessoas como o padre Márcio e o padre Jean são a resistência contra o mal. Eu sou pai do Gabriel e do Rafael e eu fico imaginando que se subtraísse a igreja, o que que seria dos meus filhos, o que seria dos meus netos? Então, este tipo de projeto, como da Gruta do Arcanjo, é excepcional, é essencial, para chamar os jovens, para o futuro da igreja. É algo abençoado mesmo, que vai ajudar muito os jovens, a despertar neles a curiosidade e a fé. Esse é o tipo de coisa que tem que se tornar cada vez mais frequente. Eu fico emocionado. É algo sensacional!

Juliano Marques

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress