3 passagens bíblicas para conhecer e rezar com São Miguel

Antes de tudo, são muitos os frutos que a oração traz para a nossa vida. Portanto, antes de conhecermos os textos que falam sobre São Miguel na Bíblia, para que, a partir deles possamos orar, vamos aprofundar um pouco o conhecimento sobre os benefícios da oração.

Nesse sentido, é quando rezamos que nos concentramos nas coisas de Deus, já que quando praticamos a oração, nos desconcentramos das coisas terrenas.

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra” (Cl 3,1-2).

Da mesma forma, é pela oração que alcançamos a paz que vem Deus, aquela paz que almejamos para nossa família e para a qual fomos chamados (cf. Cl 3,15).

Ou seja, a oração é comunhão com Deus: nosso espírito se eleva ao encontro com o Senhor.

“Deus é espírito, e o que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade” (Jo 4,24).

Além disso, é através da oração que Deus executa em nós a Sua vontade para nossa vida. A oração do Pai-Nosso ensinada a nós por Jesus proclama isso: “…venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra” (Mt 6,10).

Ainda mais, quando estamos em oração, nos colocamos diante de Deus para receber as graças que Ele deseja nos conceder, ou que necessitamos.

“Aproximemos-nos então, seguros e confiantes, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça do auxílio no momento oportuno” (Hb 4,16).

Também quando rezamos ganhamos força para continuar na caminhada rumo ao céu e somos transformados conforme a vontade de Deus, nos revestimos do homem novo (cf. Ef 4,24).

Agora que já compreendemos o poder da oração em nossa vida, vamos pedir o auxílio de São Miguel Arcanjo a partir dos textos bíblicos.

São Miguel Arcanjo na Bíblia

O profeta Daniel nos revela São Miguel Arcanjo como o protetor dos filhos de Deus. Ele narra em dois capítulos diferentes:

  • “Há vinte e um dias que o chefe do reino da Pérsia combate comigo, mas Miguel, um dos primeiros chefes, veio me ajudar. (…) Ninguém me ajuda na guerra contra eles a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn 10,13.22).
  • “Naquele dia vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (Dn 12,1).

Assim, inspirados pelas palavras desse autor bíblico, podemos pedir a São Miguel Arcanjo que nos proteja e nos livre de todos os perigos e ciladas do inimigo de Deus.

Neste sentido, rezemos:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,

sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio.

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós,

Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder,

precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos,

que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!

Já no livro de Judas encontramos uma citação que condiz com a tradição da Igreja que ensina que São Miguel Arcanjo resgata as almas dos fiéis do poder do inimigo de Deus na hora da morte. O apóstolo conta:

  • “No entanto, o Arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo o corpo de Moisés, não se atreveu a lançar-lhe em rosto uma invectiva injuriosa; mas apenas disse: O Senhor te repreenda!” (Jd 1,9).

Então, podemos rezar:

Deus todo poderoso e eterno, que, por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo São Miguel Arcanjo,

tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora de nossa morte nenhum deles nos possa inquietar,

mas que nos seja dado sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

No livro do Apocalipse, o apóstolo João descreve a batalha entre os anjos e os demônios:

  • “Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu” (Ap 12,7-8).

Rezemos a Consagração a São Miguel

Ó Grande São Miguel Arcanjo, príncipe e chefe das legiões angélicas,

penetrado do sentimento de vossa grandeza, de vossa, bondade e vosso poder,

em presença da adorável Santíssima Trindade, da Virgem Maria e toda a corte celeste, venho hoje consagrar minha família a vós. Quero, com minha família,

vos honrar e invocar fielmente. Recebei-nos sob vossa especial proteção e dignai-vos desde então velar sobre os nossos interesses espirituais e temporais.

Conservai entre nós a perfeita união do espírito dos corações e do amor familiar. Defendei-nos contra o ataque inimigo, preservai-nos de todo mal e,

particularmente, da desgraça de ofender a Deus. Que por nossos cuidados,

devotados e vigilantes, cheguemos todos à felicidade eterna. Dignai-vos,

grande São Miguel Arcanjo, reunir todos os membros de nossa família. Amém.

2 thoughts on “3 passagens bíblicas para conhecer e rezar com São Miguel

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress