Pastoral Familiar

“Cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo” (Papa Francisco)

A família é a base da nossa sociedade, por isso a Doutrina da Igreja a compreende como célula vital. 

Deus desejou que a humanidade existisse e projetou a família para que ela seja o berço e a proteção da vida. Quando Ele enviou Seu Filho a este mundo, o fez por meio de uma família. 

Vejamos o que nos ensina o Catecismo da Igreja Católica sobre a instituição familiar.

“A família é importante para a pessoa e para a sociedade, é no âmbito da família que o homem recebe as primeiras noções do bem e da verdade, aprende a amar e ser amado e o significado de ser pessoa. De outro tanto, sem famílias fortes na comunhão e estáveis no seu compromisso, os povos se debilitam e é no seu âmbito que se dá a aprendizagem das responsabilidades sociais e da solidariedade” (CIC, 2224).

Para o Papa São João Paulo II, a família é o Santuário da vida, ou seja, é sagrada. E a sua missão é guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. 

Tamanha é a importância da família, que a Igreja dedica uma pastoral para cuidar especificamente dela. É a Pastoral Familiar ou Pastoral da Família. 

Vamos conhecer agora qual é a sua missão.

Pastoral Familiar, um serviço na igreja e com a igreja

O objetivo da Pastoral Familiar é promover, defender e cuidar da vida desde a concepção até o seu fim natural.

Para isso é seu dever ser misericordiosa, acolhedora, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do Sacramento do Matrimônio e formadora de igreja doméstica.

É dever dessa pastoral, apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamento com Deus e os irmãos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Basílica de São Miguel Arcanjo e a Pastoral Familiar

Ao longo do ano, a Pastoral Familiar oferece 3 preparações para o Sacramento do Matrimônio na Basílica de São Miguel Arcanjo: em fevereiro, em julho (dia 31) e em novembro (data a ser definida). 

Os encontros acontecem no Centro Catequético, das 8h às 17h. 

Para fazer a preparação, é preciso fazer a inscrição na secretaria paroquial, mediante uma taxa. 

No próximo mês de agosto, do dia 8 ao dia 14, a Igreja vive a Semana da Família. Nestes dias, a Basílica terá uma programação especial para despertar em todos o valor das famílias.

Os agentes da Pastoral Familiar auxiliam nos casamentos que acontecem na Basílica de São Miguel Arcanjo. Para isso, passam por constantes formações. No dia 4 de setembro de 2022 haverá um Encontro Diocesano em Itapetininga-SP.

Casamento Comunitário da Basílica de São Miguel Arcanjo

No segundo domingo de maio de 2023, a Basílica de São Miguel Arcanjo vai promover o Casamento Comunitário (Encontro de Legitimação) para casais que já vivem juntos, para que recebam as bênçãos do Sacramento do Matrimônio. 

Os casais que desejam regularizar sua união perante Deus devem procurar a secretaria paroquial com bastante antecedência, devido aos preparativos.

A Pastoral Familiar vai realizar dois encontros preparatórios com os casais, além de ensaio na igreja. 

Mais informações podem ser obtidas na secretaria paroquial.

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress