Por que é tão importante a Catequese?

A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja. Trata-se do ensinamento essencial da fé. Mas não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

O que é catequese?

O termo “catequese” vem do grego “κατήχησις” e significa “ação de instruir oralmente”. Ou seja, é o ensino da doutrina da Igreja e a explicação dos mistérios da fé, a fim de provocar a conversão ou a adesão pessoal à Palavra de Deus.

Contudo, São João Paulo II afirmou: 

“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã”. 

E em outra ocasião, explicou: 

“A catequese foi sempre considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a observar tudo aquilo que lhes tinha mandado (Mt 28,19). Deste modo lhes confiava Cristo a missão e o poder de anunciar aos homens aquilo que eles próprios tinham ouvido do Verbo da Vida, visto com os seus olhos, contemplado e tocado com as suas mãos (1Jo 1,1). Ao mesmo tempo, confiava-lhes ainda a missão e o poder de explicar com autoridade aquilo que Ele lhes tinha ensinado, as suas palavras e os seus atos, os seus sinais e os seus mandamentos. E dava-lhes o Espírito Santo, para realizar tal missão”.

Além disso, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) ressalta que

“no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai”. E que “a finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade” (CIC 426-427).

O papel do Catequista

A missão dos catequistas é mostrar aos catequizandos os melhores caminhos a se percorrer: o do amor, o da fraternidade e o da humildade. 

Logo, o que deve mover os catequistas é a missão de guiar as pessoas a Jesus.

Sobre os catequistas, o Papa Francisco afirmou: 

“Em primeiro lugar, a catequese não é um ‘trabalho’ nem uma tarefa externa à pessoa do catequista, mas ‘somos’ catequistas, e a vida inteira gira em torno desta missão. Com efeito ‘ser’ catequista é uma vocação de serviço na Igreja; o que foi recebido como dom da parte do Senhor, por sua vez deve ser transmitido.”

E continuou: 

“Além disso, o catequista é criativo; procura vários meios e formas para anunciar Cristo. […]. Na busca criativa de dar a conhecer Jesus não devemos ter medo, porque Ele nos precede nesta tarefa. Ele já está no homem de hoje e é ali que espera por nós”.

A Pastoral da Catequese na Basílica de São Miguel Arcanjo

O objetivo da Pastoral da Catequese na Basílica de São Miguel Arcanjo é introduzir os catequizandos no conhecimento da fé. Logo, isso é feito através de estudos dos temas bíblico-catequéticos, encontros de famílias e celebrações com a partilha da Palavra e participação ativa na comunidade. Além disso, retiros com catequizandos e catequistas, comemorações festivas do padroeiro, participação nas pastorais, círculos bíblicos, novenas em família (de Natal e Quaresma), Santo Terço em encontros catequéticos e em família, eventos como festa juninas, gincanas, festa do dia das crianças e de nossa Senhora Aparecida, encontro de pais, movimentos e no dízimo, entre outros.

Contudo, são realizadas ações com os catequizandos a fim de: 

  • Conhecer, valorizar, integrar e celebrar as expressões próprias da cultura urbana e rural, predominantes em nossa realidade;
  • Iniciar no significado da liturgia, através de celebrações, com símbolos, orações, gestos que servem de exemplo e que podem ser seguidos;
  • Educar a consciência para atitudes éticas e morais de justiça, verdade, solidariedade, respeito mútuo, evitando consumismo e individualismo;
  • Estimular a oração com os mesmos sentimentos e disposições de Jesus e organizar momentos fortes de oração; 
  • Educar os catequizandos para o testemunho (cf. DNC 53) através de participação em campanhas missionárias, visitas aos lugares mais excluídos da sociedade, a doentes, a pessoas que estão em situação de risco e outros.

As modalidades da Catequese na Basílica de São Miguel Arcanjo

  • Pré-Catequese  – de 4 a 8 anos incompletos.
  • 1ª Eucaristia – 8 anos completos (inicia sempre na primeira semana após a Páscoa).
  • 2ª Eucaristia – 9 a 10 anos (receberão o Sacramento da Eucaristia na Páscoa do ano seguinte).
  • 1ª Crisma – após a Primeira Eucaristia concluída (de 11 a 12 anos);
  • 2ª Crisma –  13 a 15 anos (receberão o Sacramento do Crisma em pentecostes);
  • Catequese de Adulto – a partir dos 16 anos completos (início na primeira semana da Páscoa – receberão os sacramentos do Batismo/Eucaristia no Sábado Santo (aqueles que não são casados na igreja, receberão o sacramento da Eucaristia no mesmo dia em que receberem o sacramento do matrimônio). E receberão o sacramento da Crisma durante o Tempo Pascal.

Quais as comunidades da Basílica que tem a Pastoral Catequética?

São José, Cerrado dos Touros, Capão Rico, Turvo da Lagoa, Guararema, Abaitinga, Rincão, Brejaúva, Santa Cruz dos Matos.

Onde acontecem os encontros catequéticos

Na Basílica São Miguel Arcanjo, os encontros catequéticos são no Centro Catequético (Rua Miguel Terra, 790 – Centro) nos dias da semana:

  • Quarta-feira às 09h, 15h, 18h e 19h;
  • Sexta-feira às 09h, 14h e 15h;
  • Sábados às 09h, 10h, 14h e 15h;

Salão Paroquial (Rua – Dr. Júlio Prestes, n 812 – centro São Miguel Arcanjo) nos dias da semana: 

  • Quarta-feira às 15h 
  • Sábados às 09h 

Os encontros têm duração de 1 horas e acontecem com ajuda dos materiais sugeridos para cada fase, a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica, o Diretório para Catequese e  outros materiais que auxiliam na elaboração de cada encontro.

Como fazer a matrícula para a Catequese?

Infantil e adolescentes

As matrículas são feitas na secretaria paroquial, iniciam-se na segunda semana de janeiro até meados de abril ou até a Páscoa. 

Documentos exigidos: RG ou Certidão de Nascimento, Comprovante de Batismo e comprovante de endereço.

Caso a criança não seja batizada, é preciso levar os documentos dos padrinhos de batismo escolhidos, pois ela deverá ser batizada no início do ano seguinte (antes da Páscoa).

Adultos

A catequese de adulto tem duração de 1 ano e os documentos exigidos são os mesmos (RG, Comprovante de Batismo (se for batizado); comprovante de endereço; se casado, registro do sacramento matrimonial na Igreja. 

Os adultos receberão os sacramentos do batismo e eucaristia no Sábado Santo e a Crisma durante o Tempo Pascal.

Obs: não é cobrado taxa para fazer a matrícula para a catequese. 

Informações sobre a Pastoral da Catequese

  • Secretaria Paroquial – +55 15 32794141 / + 55 15 996684141
  • Coordenação catequética – + 55 15 996337115 (Telma)

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress