O que encontrar na Basílica de São Miguel Arcanjo

A única Basílica no Brasil dedicada a São Miguel Arcanjo fica no interior paulista, na cidade de São Miguel Arcanjo. Desde que foi elevada pelo Vaticano à condição de Basílica Menor, em maio de 2018, é crescente o número de peregrinos que chegam para pedir uma graça ou agradecer por um milagre alcançado pela intercessão do Arcanjo. Mas, afinal, o que tem nessa igreja que a torna um lugar especial? Saiba o que você vai encontrar na Basílica de São Miguel Arcanjo!

Relíquia de Santos

A Basílica de São Miguel Arcanjo possui quatro relíquias de primeiro grau: de São João Paulo II, de São Camilo de Lélis, de São Francisco de Assis e de São Pio de Pietrelcina. As relíquias são um objeto de veneração dos fiéis por se tratarem de uma parte do corpo do santo ou de algum objeto que lhes pertencia. Estar diante de uma relíquia nos recorda que a santidade é para todos.

Insígnias Basilicais

Por ser uma Basílica, a Igreja possui em seu presbitério três símbolos basilicais que podem ser contemplados pelos visitantes. São eles:

  • Virga Rubra: uma espécie de bastão, revestido de tinta vermelha com decorações e ponteiro em prata, e que é levado processionalmente; tem a função de guiar o cortejo pelo caminho próprio.
  • Tintinábulo: uma espécie de campanário portátil, sustentando um pequeno sino, tendo, como timbre, o símbolo da Santa Sé (a tiara sobre as chaves cruzadas). Tem a função de chamar a atenção dos fiéis para a passagem dos cortejos das basílicas.
  • Umbela Basilical ou Conopeu: a insígnia mais vistosa, no formato de um guarda-sol semiaberto, com as cores amarelo e vermelho, as de Roma até Pio VII. Tem doze bandas de tecido vermelho e amarelo intercaladas e com alparavazes das mesmas cores, mas em ordem inversa. Os alparavazes são franjados, sendo os vermelhos decorados com os brasões do Papa que concedeu o título, do bispo da época da concessão, da diocese a qual pertence a igreja, da própria basílica, do local onde esta se encontra e do reitor da época. Arrematando o pavilhão, como timbre, é posto um orbe encimado de uma cruz.

Vitrais

Ainda em fase de instalação, os vitrais da Basílica retratam a devoção a São Miguel Arcanjo através das imagens, textos bíblicos, e frases da Ladainha. No presbitério da Igreja, os vitrais exibem o Coro dos Anjos. Os demais espaços da Igreja – como o Batistério, a Capela do Santíssimo e a Sacristia – terão vitrais com representações próprias para cada ambiente.  

Espaço propício para a oração e o encontro com Deus

Junto à Basílica de São Miguel Arcanjo o devoto encontra diversos espaços que são próprios para a manifestação da fé. Tudo preparado com cuidado para acolher bem os peregrinos.

Na praça lateral da Basílica, um Velário foi construído para que o fiel possa acender sua vela enquanto faz seu momento de oração e reforça seu laço de amizade com o Arcanjo São Miguel. Também fora da Basílica, na praça ao lado da Igreja, há uma gruta dedicada ao Arcanjo São Miguel.

A Basílica de São Miguel Arcanjo também possui o Espaço Devotos, uma área que concentra vários ambientes interessantes:

  • Sala dos Milagres: espaço que reúne fotos e objetos que remetem às graças alcançadas por inúmeros peregrinos que já passaram pela Basílica de São Miguel Arcanjo. Se você também já alcançou uma graça pela intercessão deste poderoso Príncipe da Milícia Celeste, e deseja testemunhar, relate o seu milagre numa carta ou traga um objeto que simbolize a graça alcançada e deposite-o na Sala dos Milagres.
  • Museu de arte-sacra: Além de conhecer a história da Basílica de São Miguel Arcanjo por meio de fotos, neste museu o devoto encontra objetos litúrgicos importantes, preservados da antiga Capela, como paramentos, o Missal Romano, a Cruz do Altar, o Pálio usado na procissão de Corpus Christi, âmbula, entre outros.    
  • Loja de artigos religiosos: um local onde o devoto poderá adquirir objetos de fé como terços, imagens, livros, bíblia e muito mais. É onde o devoto pode adquirir aquela lembrancinha de qualidade e preço justo para os seus amigos e familiares.
  • Cafeteria: aquele café quentinho com quitutes saborosos! A Cafeteria da Basílica São Miguel Arcanjo é mais que um espaço para uma boa refeição, é também um local oportuno para conversar e fazer novas amizades.

Graças especiais aos devotos

Além de todo espaço físico preparado para receber os devotos, na Basílica de São Miguel Arcanjo é possível receber graças especiais, como a indulgência plenária. Isso acontece, porque – sendo uma Basílica – ela se torna uma extensão do Vaticano.

A indulgência plenária é a remissão total das penas temporais dos pecados cometidos. Para alcançá-la o fiel precisa seguir alguns passos: a confissão sacramental, receber a comunhão eucarística e rezar pelas intenções do Papa.

Faça uma visita

Missa na Basílica

  • Terça a Sexta-Feira às 17h
  • Sábado às 19h
  • Domingo às 9h e 19h
  • Segunda-Feira (Celebração da Palavra presidida pelos Diáconos) às 17h

Quinta Eucarística (toda segunda 5ª feira do mês)

  • Missa às 7h
  • Exposição do Santíssimo e Oração das Laudes às  7h40
  • Adoração do Santíssimo das 8h às 16h
  • Oração das Vésperas e Benção do Santíssimo às  16h
  • Missa às 17h

Dia Votivo

  • Missa Votiva a São Miguel Arcanjo, dia 29 de cada mês, às  9h, 12h30 e 19h30.

Endereço: Praça Tenente Urias – Centro, São Miguel Arcanjo – SP 

One thought on “O que encontrar na Basílica de São Miguel Arcanjo

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress