Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas, não é?
Neste tempo do advento, período que abre o ano litúrgico e nos prepara para o Natal, a festa do nascimento de Jesus, iremos lhe dar algumas dicas de como você pode viver melhor esse tempo bem como preparar o seu coração e sua casa para o Natal do Senhor.
O presépio, tradicionalmente, tem ligação com a espiritualidade cristã e franciscana, pois foi idealizado por Francisco de Assis. Ainda mais, o presépio tornou-se importante porque é uma representação tradicional do nascimento de Jesus Cristo e desempenha um papel significativo na tradição católica, especialmente durante a época do Natal. Uma forma de levar os fiéis a viver a experiência do amor de Deus.
Você vai gostar de ler também: Preparando o Natal com a família, passo a passo
Mas, afinal, você sabe o verdadeiro significado do presépio?
Você já se fez essa pergunta? Sabe a data certa para a montagem do presépio?
Então, vamos descobrir?!
Sua importância está relacionada à celebração do mistério da Encarnação, quando a nossa fé católica nos ensina que Deus se fez carne e nasceu como Jesus para redimir a humanidade.
Por isso, existem algumas razões que destacam a importância do Presépio, entre elas:
- Simbolismo do Natal;
- Foco na Humildade e Simplicidade;
- Aproximação ao Mistério da Encarnação;
- Criação de um Ambiente Espiritual;
- Inclusão dos Personagens Bíblicos;
- Tradição Cultural e Religiosa.
Essas e outras tantas razões nos levam a uma vivência da fé católica. Assim, a colocação do presépio é uma prática comum em muitos lares católicos e igrejas durante o tempo natalino.
Geralmente inclui figuras como a Virgem Maria, São José, o Menino Jesus na manjedoura, os pastores, os reis magos, os anjos e animais, como o boi e o burro. Cada elemento do presépio tem um significado simbólico, destacando a mensagem central do Natal.
Em outras palavras, o presépio serve como um lembrete visual do evento central da fé cristã, incentivando os fiéis a refletirem sobre o significado mais profundo do Natal e a expressarem gratidão pela dádiva da salvação. Além disso, a montagem do presépio pode ser uma prática de oração e contemplação, proporcionando um momento para os fiéis se conectarem espiritualmente com o nascimento de Jesus.
Então, quando montamos e desmontamos o Presépio?
Um Período certo para montar e desmontar os presépios. O costume é montar o Presépio no primeiro domingo do Advento ou no dia 15, quando se inicia a Novena do Natal nas Famílias e/ou Comunidades, deixando a manjedoura vazia até o final da Missa da Vigília (do Galo), na noite do dia 24 de dezembro, quando se deve colocar a imagem do Menino Deus na manjedoura. E, deve ser desmontado na segunda-feira, após o domingo (entre 2 e 8 de janeiro) da Epifania.
Assim nos fala o Papa Francisco na carta ADMIRABILE SIGNUM:
“O Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé”.
É justamente esse sinal admirável de que ele nos alerta a importância e apoia essa tradição bonita de nossas famílias preparem o Presépio, nos dias em que antecedem o Natal, bem como o costume de armarem em lugares de trabalho, nas escolas, praças, hospitais etc.
Dessa forma, o presépio torna-se verdadeiramente de um exercício de imaginação criativa, lúdica e pedagógica que recorre aos mais variados materiais.
O coração do Presépio começa quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. Assim se nos apresenta Deus, um menino. Naquela simplicidade e fragilidade, esconde o seu poder que tudo cria e transforma. O fato é: em Jesus, Deus foi criança e, nesta condição, quis revelar a grandeza do seu amor, que se manifesta num sorriso e nas suas mãos estendidas para quem quer que seja.
Significado de cada personagem
Cada figura do presépio tem sua importância, e sabe o porquê? Vejamos!
- Os animais
Primeiramente recordamos daqueles que representam a natureza. No nascimento de Jesus, os animais forneceram calor ao local bem como simbolizam a simplicidade do local onde Jesus quis nascer.
- Os Pastores
Depois de Maria e José, os pastores foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador.
- O anjo
Em seguida recordamos os mensageiros de Deus, especialmente o Anjo Gabriel que foi o comunicador da Boa Notícia. O anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, que significa: Glória a Deus nas alturas.
- Estrela
Simboliza a luz de Deus. É a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus.
- Rei Magos
Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus. Segundo São João Paulo II, “a verdadeira ciência nos leva à fé”, pois nos revela a grandeza da criação.
- Ouro, Inceso e Mirra
São os presentes que os magos ofereceram ao Menino Jesus. O ouro significa a realeza. O incenso significa a divindade. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade.
- São José
O pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro.
- Maria
Mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É aquela que disse sim à vontade de Deus.
- Menino Jesus
O Filho de Deus que se fez homem, para dar sua vida pela humanidade.
Leia também: Advento: como viver bem esse tempo
Por fim…
Se você colocar essas dicas em prática e buscar fazer do tempo do advento uma verdadeira preparação para o nascimento de Jesus em seu coração, tenho certeza de que você irá celebrar o Natal de uma maneira ainda mais profunda e consciente.
Desejamos a todos um feliz e Santo Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao redor do presépio, fazendo memória daquele grande acontecimento que muito nos marcou e nos marca.