9 salmos para rezar quando você estiver envolvido na tristeza

A vida humana é feita de momentos. Nem sempre são momentos felizes, muito pelo contrário, costuma-se pensar a vida como um movimento de subidas e descidas entre tristezas e alegrias. Porém, em meio a tudo o que vivemos podemos confiar que o Senhor está conosco e que já venceu todas as dificuldades e tribulações que vivenciamos, como prometeu: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16, 33b). 

As Sagradas Escrituras nos revelam um caminho semelhante vivido pelo povo de Deus – de dificuldades, infidelidades, exílio, revoltas, etc. Isso tudo é muito explicitado nos salmos que foram rezados e cantados por inúmeros homens e mulheres que, ao longo da história do povo de Israel, superaram com o Senhor as mais difíceis contrariedades. Os salmos foram citados em diversos momentos ao longo dos Evangelhos, desde o Cântico de Maria (cf. Lc 1, 46ss) – uma espécie de costura de cânticos e salmos, até o momento do Calvário , quando Jesus entrega o Seu Espírito (cf. Sl 31, 6).

Nos momentos de tristeza trazer consigo alguns textos de esperança e abandono nas mãos de Deus renova a fé e fortalece os passos. Confira 9 salmos que podem ser um consolo do Senhor para a tua alma. 

1. Salmo 31 (30) – Súplica na Provação 

“Junto de vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; por vossa justiça, livrai-me! Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. Sede para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza bem armada para me salvar. Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir, por amor de vosso nome. Vós me livrareis das ciladas que me armaram, porque sois minha defesa.” (Salmo 30, 2-5)

2. Salmo 22(23) – O bom Pastor 

“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.” (Salmo 22, 1-4) 

3. Salmo 33(32) – Hino à Providência 

“Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade, a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome. Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós.” (Salmo 33, 18-22)

4. Salmo 34 (33) – Louvor à justiça divina

“Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou. O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem e os salva. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele. Reverenciai o Senhor, vós, seus fiéis, porque nada falta àqueles que o temem. Os poderosos empobrecem e passam fome, mas aos que buscam o Senhor nada lhes falta.” (Salmo 34, 7-11)

5. Salmo 40 (39) – Ação de graças. Pedido de socorro 

“Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu meus brados. Tirou-me de uma fossa mortal, de um charco de lodo; assentou-me os pés numa rocha, firmou os meus passos; pôs-me nos lábios um novo cântico, um hino à glória de nosso Deus. Muitos verão essas coisas e prestarão homenagem a Deus, e confiarão no Senhor. Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor, e não segue os idólatras nem os apóstatas.” (Salmo 39, 2-5)

6. Salmo 71(70) – Súplica de um ancião 

“(…) porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança. Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança. Em vós eu me apoiei desde que nasci, desde o seio materno sois meu protetor; em vós eu sempre esperei. Tornei-me para a turba um objeto de admiração, mas vós tendes sido meu poderoso apoio. Minha boca andava cheia de vossos louvores, cantando continuamente vossa glória.” (Salmo 70, 5-8) 

7. Salmo 91 (90) – Sob as asas divinas

“Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: “Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em quem eu confio”. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia,” (Salmo 91, 1- 5) 

8. Salmo 124 (123) – O salvador de Israel 

“Se o Senhor não tivesse estado conosco, sim, diga-o Israel, se o Senhor não tivesse estado conosco, os homens que se insurgiram contra nós teriam então nos devorado vivos. Quando seu furor se desencadeou contra nós, as águas nos teriam submergido. Uma torrente teria passado sobre nós.” (Salmo 123, 1-4) 

9. Salmo 130 (129) – Das profundezas

“Do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor; Senhor, ouvi minha oração. Que vossos ouvidos estejam atentos à voz de minha súplica. Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós? Mas em vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, vos sirvamos. Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra.” (Salmo 130, 1-5) 

Separamos alguns trechos para que você possa experimentar um pouco do que cada um fala. Porém, reserve um momento do dia, se recolha em oração e tome um dos salmos, leia com atenção mais de uma vez, questione-se sobre o que o texto diz ao seu coração. Depois, ore ao Pai que escuta o coração de todos que se derramam diante Dele, e deixe-se tocar pelo Amor restaurador do Senhor. 

Comentário

Your email address will not be published.Required fields are marked *

Facebook Twitter Instagram YouTube
plugins premium WordPress